ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA – A REVOLUÇÃO DO CÉREBRO

emt

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica de estimulação cerebral não invasiva que utiliza pulsos magnéticos para induzir corrente elétrica em certas regiões do cérebro. Dependendo das características da estimulação, esta pode tanto aumentar quanto inibir a atividade cerebral e os efeitos podem ser de curto ou longo prazo. No Brasil, o procedimento é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina desde 2012, sendo indolor e apresentando baixo índice de reações adversas.

Durante a aplicação, o paciente permanece acordado e pode voltar para casa ao término da sessão. Um leve desconforto na cabeça na área tratada costuma ser a principal reação adversa relatada. Em média, de 15 a 20 sessões, com 20 minutos de duração cada, são suficientes para uma melhora sensível na grande maioria dos pacientes, muitos dos quais com remissão total dos sintomas.

Artigo publicado na Clinical Neurophysiology avaliou a EMT como técnica extremamente eficaz para tratamento na dor (neuropática ou não), depressão (unipolar ou bipolar),  sintomas negativos da esquizofrenia, recuperação motora após AVC, zumbido e alucinações auditivas.

Além das atuais indicações, pesquisas já bem avançadas estão sendo feitas para o uso desta tecnologia no tratamento do transtorno bipolar, transtorno do espectro autista, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, tratamento do tabagismo, tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), tiques, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno do stress pós traumático, ansiedade, síndrome do pânico, síndrome de Tourette, distonia, entre outros.

Contra indicações: pacientes com marcapasso, implante coclear, implantes metálicos no crânio e gestantes.

A EMT não trará alívio a todos os pacientes com doenças neurológicas e psiquiátricas, mas é uma esperança para muitos deles.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s