Dieta pode causar impacto na qualidade do sono

sono

O que uma pessoa come tem impacto na qualidade do sono. Este é o resultado de um estudo publicado por pesquisadores americanos na revista Journal of Clinical Sleep Medicine. Embora a maior ingestão de fibras seja benéfica à qualidade do sono, grandes quantidades de açúcar e gorduras insaturadas levam à interrupção do sono.

O estudo, realizado por cientistas da Columbia University em Nova York, incluiu adultos saudáveis de peso normal (homens e mulheres) com média de idade de 35 anos. Os participantes passaram cinco noites consecutivas em um laboratório do sono. Nos primeiros quatro dias, eles comeram refeições saudáveis fornecidas por um nutricionista. No último dia, eles consumiram as comidas que eles mesmos escolheram. Dados do sono foram avaliados na terceira e na quinta noite usando polissonografia (exame que avalia o sono).

Os resultados mostraram que os participantes tinham um sono profundo e mais reparador após comerem uma dieta controlada rica em fibras. A ingestão de gordura saturada ocasionou um sono mais superficial. Grande ingestão de açúcar estava associada a mais momentos de despertar.

Além disso, pesquisadores descobriram que os participantes que ingeriam refeições especiais preparadas adormeciam mais rápido do que quando ingeriam refeições selecionadas por eles mesmos. Em média, precisavam de 17 minutos para adormecer após ingerir refeições selecionadas por nutricionistas, e 29 minutos após consumir refeições que escolhiam.

O principal achado foi que a qualidade da dieta influenciava a qualidade do sono. O mais surpreendente foi que um único dia de maior ingestão de gordura e menos fibras pode influenciar os parâmetros do sono.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s