OMS declara a disseminação do Zika uma emergência de saúde pública mundial

insta

A Organização Mundial da Saúde declarou que a disseminação do vírus Zika é uma “emergência de saúde pública de relevância internacional”.

O anúncio ocorreu após a primeira convocação do Comitê de Emergência de acordo com as Regulamentações Internacionais de Saúde da OMS sobre o vírus Zika realizada em 01 de fevereiro de 2016. Os especialistas identificaram uma necessidade urgente de coordenar esforços internacionais para investigar e monitorar a situação.

Em uma declaração, a Dr.ª Margaret Chan, diretora geral da OMS, disse que o conjunto recente de casos de microcefalia no Brasil constitui um “evento extraordinário e uma ameaça à saúde pública de outras partes do mundo”.

É necessária uma resposta internacional coordenada para melhorar a vigilância e a detecção de infecções, malformações congênitas e complicações neurológicas, e para intensificar o controle da população de mosquitos e acelerar o desenvolvimento de testes diagnósticos e vacinas para proteger as pessoas em risco, especialmente durante a gestação.

O Comitê de Emergência declarou que os serviços de saúde em áreas afetadas pelo Zika devem estar preparados para possíveis aumentos em síndromes neurológicas e/ou malformações congênitas. Os comunicados sobre os riscos devem ser aprimorados de forma a abordar questões públicas e melhorar os relatos, disse o comitê.

Mulheres grávidas que foram expostas ao vírus Zika devem ser aconselhadas e acompanhadas em relação aos resultados do nascimento de acordo com as melhores informações disponíveis e políticas nacionais. Foi recomendado que práticas de desinfecção sejam implementadas em aeroportos e aeronaves.

Até o momento, a OMS não introduziu nenhuma restrição de viagem ou negócios.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s