Guillain-Barré e zika, entenda um pouco.

 

esclarece

De origem autoimune, a síndrome de Guillain-Barré (também conhecida por polirradiculoneurite aguda) é uma doença rara, que pode surgir após infecções virais.

Ao sermos infectados por um vírus o nosso sistema imunológico entra em ação, e passamos a produzir anticorpos para combater esse vírus (pode ser qualquer tipo de vírus). Como alguns vírus podem possuir proteínas semelhantes às presentes na bainha de mielina (estrutura que recobre os nervos), em alguns casos, eles podem levar o sistema imunológico a criar anticorpos contra essas proteínas, passando a atacar não só o vírus invasor, mas também a bainha de mielina. Quem desenvolve a síndrome é vítima do próprio sistema imunológico, que ataca por engano a bainha de mielina, levando à fraqueza muscular.

Em períodos de epidemia de infecções virais, ocorre um aumento considerável dos casos de Guillain-Barré, como atualmente.

Um estudo publicado em 2014 descreveu 70 casos de complicações neurológicas relacionadas ao vírus zika na Polinésia Francesa, sendo 38 casos de Guillain-Barré. Porém, outras manifestações neurológicas também foram relacionadas ao vírus. Mas existem vários relatos na literatura de infecções virais levando a quadros de Guillain-Barré. Sendo assim, podemos ver que a síndrome de Guillain-Barré como complicação de uma infecção viral não é um evento novo ou desconhecido.

A síndrome se inicia geralmente com dormência e fraqueza nas pernas, geralmente duas a três semanas após uma infecção viral. Os sintomas evoluem ascendendo e podem acometer os braços, a face e levar até a quadros de insuficiência respiratória. O tratamento é feito com uma medicação chamada imunoglobulina. A recuperação pode levar de meses a anos e não há formas conhecidas de se prevenir a síndrome de Guillain-Barré.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s