Obesidade está relacionada com deficiência de vitamina D

sol

A obesidade e a deficiência de vitamina D constituem dois graves problemas de saúde pública no mundo. Nas últimas décadas, a ciência conseguiu correlacionar que a carência desta vitamina está diretamente relacionada na etiologia de numerosos transtornos endócrinos e metabólicos, entre outras tantas doenças. Investigações publicadas recentemente apresentaram novas evidências sobre a vitamina D e sua relação com a obesidade.

A carência de vitamina D se mostra mais elevada em crianças, adolescentes e adultos obesos ou com sobrepeso.

Especificamente, na análise de subgrupos de oito estudos foi encontrado que até 37% das crianças e adolescentes obesos apresentavam deficiência desta vitamina, enquanto que em adultos e idosos obesos esta prevalência foi de 33%. Por outro lado, os baixos níveis desta vitamina em adultos predispõem ao aumento de risco de doenças crônicas como a hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, diferentes tipos de câncer, além da obesidade e sobrepeso.

Pesquisadores fazem ressalvas que futuros estudos prospectivos se fazem necessários para avaliar a causalidade potencial entre as concentrações séricas de vitamina D e a obesidade, chamando atenção para a necessidade de monitorar os níveis séricos desta vitamina entre os indivíduos obesos e com sobrepeso e declarando que estas evidências deveriam conduzir a alterações nos enfoques clínicos utilizados por médicos e nutricionistas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s