Consumo de café pode proteger artérias

cafef

Os riscos e benefícios do consumo de café já foram o assunto de diversas pesquisas e debates. Um estudo sul-coreano publicado na revista “Heart” agora vincula o consumo de uma determinada quantidade de café a um risco reduzido de entupimento de artérias e, portanto, de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Pesquisadores do Kangbuk Samsung Hospital em Seul examinaram 25.138 homens e mulheres (idade média 41 anos), que não tinham sinais de doença cardíaca. Eles foram inquiridos quanto a seus hábitos alimentares, e o nível de concentração de cálcio na artéria coronária (artéria do coração) foi medido por tomografia. O consumo médio de café era de 1,8 xícaras por dia, e o cálcio foi detectado nas artérias em 13,4% dos participantes.

A equipe comparou as taxas de cálcio na artéria coronária do grupo que não bebia café com os diferentes níveis de consumo de café. A taxa de cálcio foi de 0,77 para menos de uma xícara de café por dia, 0,66 para uma a três xícaras por dia e 0,81 para mais de cinco xícaras. Os menos afetados pelas concentrações de cálcio foram os do grupo que tomava três a cinco xícaras de café por dia – neste, a proporção foi de 0,59.

Segundo os autores do estudo, uma possível explicação para esta associação é que o consumo regular de café está ligado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. E o diabetes, por sua vez, é um forte fator de risco para arteriosclerose. Beber café pode melhorar a sensibilidade à insulina assim como o funcionamento das células do pâncreas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s