Solidão e isolamento social podem diminuir a expectativa de vida

solidao

Passar menos tempo sozinho e socialmente isolado pode ser um ingrediente para uma vida mais longa. Um estudo dos EUA publicado na revista “Perspectives on Psychological Science” mostrou que a solidão e o isolamento social diminuem a expectativa de vida em todas as faixas etárias e são perigosos, mesmo quando intencionais.

Para este estudo, os pesquisadores da Brigham Young University, em Provo, Utah, analisaram dados de três milhões de participantes de uma variedade de estudos de saúde. Controlando variáveis como situação socioeconômica, idade, sexo e condições de saúde preexistentes, eles observaram que o efeito funciona nos dois sentidos. A falta de conexões sociais apresenta um risco adicional e a existência de relacionamentos tem um efeito positivo sobre a saúde.

Especificamente, o risco de mortalidade aumenta em 29% para indivíduos socialmente isolados e em 26% para pessoas solitárias. Indivíduos que moram sozinhos apresentam um risco 32% maior de morrerem prematuramente. A conexão entre isolamento e risco de mortalidade existe em todas as faixas etárias, mas é maior em populações com menos de 65 anos de idade. Além do mais, isso também se aplica quando o isolamento é intencional.

Este estudo sugere que não apenas o risco de mortalidade se encontra na mesma categoria de fatores de risco bem conhecidos, tais como consumo excessivo de álcool ou tabagismo, mas também ultrapassa os riscos à saúde associados à obesidade. Em essência, o estudo está dizendo que quanto mais psicologia positiva tivermos no nosso mundo, melhor será a nossa capacidade de funcionar não apenas emocionalmente mas também fisicamente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s