Como o cérebro se comporta em grupo

grupo

Estudo recente da neurociência mostrou que estar inserido em um grupo implica, para cada um de seus membros, na mudança de suas próprias referências morais e crenças. Os grupos causam transformações sociais, significativas, que um indivíduo isolado não seria capaz de conseguir.

Mas pertencer a uma turma também pode ter efeitos nefastos: fazer parte de um grupo torna seus membros potencialmente mais agressivos em comparação aos que não fazem parte dele.

Apesar de o gênero humano apreciar a igualdade e a ética, e condenar a violência na maior parte das circunstâncias, as prioridades de cada um mudam quando eles pertencem a um grupo.

Existe o “nós” e existe o “eles”.

Um grupo de pessoas é mais suscetível a cometer atos que podem ir contra os valores e a moral individual de seus membros. Não é raro ver pessoas normalmente equilibradas cometerem atos de violência – inclusive física – como nos casos de roubo e vandalismo, quando estão em grupo.

Em resumo, comportamentos e atitudes que normalmente qualquer pessoa condenaria em situações normais.

Podemos nos perguntar, então, quais fatores contribuem para esta transformação. Primeiramente, podemos considerar o anonimato: cada pessoa se sente menos visível no grupo e acredita que a possibilidade de ser flagrada é menor.

Depois, existe o fato de que as pessoas se sentem menos responsáveis em atos coletivos. Existe uma forma de irresponsabilidade quando se faz parte de um grupo.

Por fim, existe um terceiro fator a ser levado em conta na dinâmica do grupo e que foi estudado pela equipe da neurocientista Saxe: as pessoas perdem contato com suas crenças e sua própria moral. De repente, elas começam a fazer coisas que habitualmente reprovariam moralmente.

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s