Você já ouviu falar do Transtorno do Estresse pós Traumático?

ptsd

O Transtorno do Estresse pós Traumático é uma reação a um acontecimento inesperado, inevitável, imprevisível e traumático no qual a pessoa se sentiu impotente numa situação ameaçadora, como por exemplo: combate, sequestro, prisão, assalto, estupro, acidente, agressão física ou moral, perda financeira ou afetiva, incêndio, inundação, terremoto.

Também pode se desenvolver quando a pessoa testemunha ou fica sabendo de uma experiência semelhante que tenha ocorrido com outra pessoa de sua família ou de seu relacionamento.

Geralmente a pessoa apresenta coração acelerado, excesso de suor, falta de ar, tremores, fraqueza, ondas de frio ou de calor, tontura, sensação que vai desmaiar, de que vai ter um infarto, pressão na cabeça, de que vai “ficar louco”, de que vai engasgar com alimentos, assim como crises noturnas de acordar sobressaltado.

Também são frequentes pesadelos relacionados com o evento traumático e o fenômeno chamado de Flash Back, no qual a pessoa tem a sensação de estar revivendo a mesma situação, como se fosse uma cena de filme na frente dos olhos.

O tratamento é importante pois a pessoa pode se desenvolver um quadro de depressão crônica e passar a evitar situações que possam lembrar o evento, podendo ocorrer diminuição do rendimento escolar ou profissional e isolamento social.

A grande maioria das pessoas melhora com medicação e terapia.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s